O que e empreendedorismo ?

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 1 Filament.io 1 Flares ×

O que é empreendedorismo? Essa e uma pergunta que todo empreendedor já se fez um dia, eu mesmo me fiz essa pergunta, mas vamos entender melhor isso.

O conceito empreendedorismo foi popularizado pelo economista Joseph Schumpeter, em 1945, como a base de sua teoria da Destruição Criativa.

Segundo Schumpeter, o empreendedor é alguém versátil, que possui as habilidades técnicas para saber produzir, e capitalista, que consegue reunir recursos financeiros, organizar as operações internas e realizar as vendas da sua empresa.

O que é empreendedorismo

O que e empreendedorismo

Para entender melhor o que é empreendedorismo vamos observar os responsavéis por introduzir certos conceitos.

Em 1970, com Peter Drucker, foi introduzida ao empreendedorismo a ideia da necessidade de arriscar em algum negócio para montar uma organização.

Já em 1985, com Gifford Pinchot III, foi introduzido o conceito de intra- empreendedor, ou seja, uma pessoa empreendedora, mas que trabalha dentro de uma organização.

Para Frank (1967) e Peter Drucker (1970), o empreendedorismo refere-se a assumir riscos.

Schumpeter amplia o conceito, afirmando que o empreendedor é a pessoa que destrói a ordem econômica existente graças à introdução no mercado de novos produtos e serviços.

Isso ocorre pela criação de novas formas de gestão ou pela exploração de novos recursos, materiais e tecnologia.

Assim, os empreendedores não são simplesmente provedores de mercadorias ou de serviços, mas fontes de energia que assumem riscos em uma economia em constante transformação e crescimento.

O que é empreendedorismo segundo Robert D. Hisrich

O que e empreendedorismo

o empreendedor imagina oportunidades e, dependendo do seu julgamento e do cálculo econômico de preços futuros antecipados, escolhe agir para tentar transformar em realidade o lucro anteriormente imaginado.

Para inovar o empreendedor precisa de recursos, estes estão espalhados na economia e podem até mesmo não existir perfeitamente ainda, é também papel do empreendedor agir para alocar todos os recursos necessários de forma a buscar os resultados desejados.

Uma das definições mais aceitas hoje em dia sobre o que e empreendedorismo é dada pelo estudioso Robert D. Hisrich, em seu livro Empreendedorismo.

Segundo ele, “empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal”.

O que é empreendedorismo características básicas 

O que é empreendedorismo

Em 1993, Regina Silvia Pacheco faz um dos primeiros usos da palavra “empreendedorismo” na língua portuguesa, referindo-se às novas estratégias econômicas adotadas, até então, em cidades estrangeiras.

O empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador. Ele está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas.

A essência do empresário de sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades, além da preocupação com a melhoria do produto.

Mario Manhães Mosso, porém, volta à definição original de empreendedor, do grego, “condutor”, mostrando que o empreendedorismo tem mais chances de sucesso por meio do empresarismo.

Isso quer dizer: não basta o gosto por assumir riscos, é importante um comportamento de empresário, que organiza, planeja e estuda profundamente o assunto para ter uma atividade com sucesso consistente.

De maneira mais genérica podemos definir empreendedorismo como resolver um problema ou situação complicada.

Empreender é também agregar valor, saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo.

Veja também os tipos de empreendedores.

Curta também nossa nova fanpage no Facebook.

 

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 1 Filament.io 1 Flares ×
1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 1 Filament.io 1 Flares ×