E se você pudesse trabalhar apenas 4 horas por semana?

 

“Trabalhe 4 horas por semana” é na minha opinião leitura obrigatória para quem quer empreender a própria vida, ou seja, quer subir na vida e, como eu, não nasceu rico. O autor do livro se chama Timothy Ferriss (Tim Ferriss em geral), um empresário, investidor, autor e apresentador.

 

Um pouco sobre Tim

Tim Ferriss

 

Escolhi esse livro porque Tim parece ter uma capacidade excepcional em analisar padrões e o funcionamento das coisas, habilidades que ele usou para ser tetracampeão de vale-tudo, campeão de kick-boxing e tango sem um treinamento de anos além de criar sua própria empresa de suplementos. O cara é muito bom em analisar as regras que regem as próprias situações da vida, seja escrever, lutar, dançar, vender, e etc.

 

Hoje ele trabalha principalmente com suas mídias como palestras, programas de podcasts, blog e investindo em startups como investidor anjo. Alguns exemplos de empresa que ele investiu: StumbleUpon, Evernote, Shopify e TaskRabbit.

 

Um pouco sobre o Livro

Capa do Livro

 

Esse livro foi lançado em 2007, porém seu valor é atemporal, acredito na verdade que ele faz mais sentido hoje que à época em que foi lançado por conta de toda tecnologia nova que surgiu nos últimos anos. Considero um livro básico para quem está começando a tomar as rédeas da própria vida, ou seja, esse livro vai te ajudar a montar a base da sua nova organização de trabalho e vida.

 

O que tem de diferente nesse livro que os outros um milhão de livros sobre empreendedorismo não tem? É prático. Muitos desses livros sobre empreendedorismo e fazer dinheiro hoje em dia são praticamente com copia e cola dos mesmos conceitos altamente teóricos escritos por pessoas que muitas vezes enriqueceram pela própria publicação do livro e não por aplicar os conceitos que ensinam.

 

Nesse livro ele explica como fez para ser campeão de tantas competições diferentes e como fez para enriquecer, vai te passar a teoria por trás, como ele fez e sugestões que você pode aplicar também. É um guia de boas práticas mais do que um “blábláblá” teórico e por isso acredito ser indispensável.

 

Sobre o conteúdo em si do livro

Tim dançando Tango

 

O livro apresenta uma coleção de citações famosas, o que para mim é muito valioso, gosto de quando o autor propõe uma reflexão ao início de cada capítulo sobre o assunto do mesmo pois parece que ajuda a abrir a mente à novas ideias.

 

No livro o autor vai te guiar por sua filosofia de como a vida e o trabalho devem ser encarados. É composto por uma introdução ao assunto e o porquê de ler o livro seguido de 4 partes principais em que consiste sua metodologia DEAL (Definição, Eliminação, Automação e Liberação) seguidos de uma rápida conclusão.

 

Uma pequena passagem do livro sobre sua metodologia:

 

D  de Definição vira ao avesso o equivocado senso comum e introduz as regras e os objetivos do novo jogo. Substitui as certezas de auto derrota e explica conceitos relativos como riqueza e eustresse. Quem são os NR e como eles funcionam? Essa seção explica de modo geral a receita do Projeto de Vida — os fundamentos — antes de adicionarmos os três ingredientes.

E  de Eliminação liquida a noção obsoleta de gerenciamento do tempo de uma vez por todas. Mostra exatamente como eu usei as palavras de um economista italiano praticamente esquecido para transformar uma jornada de doze horas em jornadas de duas horas… em 48 horas. Aumente seus resultados por hora mais de dez vezes com técnicas contra-intuitivas dos NR de cultivo de ignorância seletiva, de dieta pobre em informação e de outras formas de ignorar o que não é importante. Essa seção fornece o primeiro dos três ingredientes do Projeto de Vida: tempo.

A de Automação coloca o fluxo financeiro no piloto automático usando arbitragem geográfica, terceirização e regras de não- decisão. Das classificações tributárias às rotinas dos NR mais bem-sucedidos, está tudo aqui. Essa seção fornece o segundo ingrediente de um Projeto de Vida luxurioso: renda.

L de Liberação é o manifesto de mobilidade das pessoas inclinadas à globalidade. É apresentado o conceito de miniaposentadorias, assim como os meios para o controle remoto e infalível de funções e para escapar de seu patrão. Liberação não é sobre viagens econômicas; é sobre romper para sempre os laços que o prendem a um único lugar. Essa seção traz o terceiro e último ingrediente do Projeto de Vida: mobilidade. “

 

O conteúdo desse livro é a resposta para todos que leram livros como “Pai Rico, Pai Pobre” e “Segredos de Uma Mente Milionária” estão animados para abrir um negócio, transformar suas vidas, mas não sabem como exatamente. Em “Trabalhe 4 horas por semana”, o autor separa as ferramentas que ele usou e recomenda outras, como sites, aplicativos, programas e até mesmo onde contratar freelancers do mundo inteiro para determinadas tarefas.

 

Um livro que volta e meia eu volto a consultar para rever alguma ferramenta quando preciso realizar alguma tarefa. Para mim foi um divisor de águas, um livro prático como nunca li outro e não é surpresa o seu sucesso, me ajudou a organizar muitas coisas na minha vida e por incrível que pareça a combater a ansiedade com alguns exercícios propostos no livro, realmente um livro diferenciado.

 

Visão crítica

Tim apresentando

 

Todo livro cujo assunto é fazer dinheiro, principalmente de sucesso, deve ser lido com um olhar cético sabendo filtrar o que é marketing do que é a vida real.

 

Eu ainda não acredito que seja realmente possível trabalhar 4 horas por semana apenas e com isso criar sua independência financeira, mas acredito que as ferramentas apresentadas e a metodologia para cortar processos inúteis é sim muito efetiva.

 

Mantendo esse tido de conceito em mente, o livro é ótimo na minha opinião, só não se esqueça que o cara é um bom vendedor… Tente aprender com as ações dele, entenda como ele analisa as coisas e define sua estratégia de ação. Há muito que se aprender com Tim Ferriss, com certeza ele não é o melhor dançarino de Tango e nem o melhor lutador de kick-boxing, mas ele venceu esses campeonatos, como fez isso?

 

Aprender a responder essa pergunta é o maior ensinamento que o livro passa. Você deve aprender a pescar com esse livro e não a depender que lhe entreguem o peixe. Muitas técnicas estão descritas no livro, mas existe um extra a ser tirado da experiência, leia o livro novamente e pense como ele usou essas técnicas para escrever o próprio livro?

 

Para quem recomendo o livro

 

Esse é um livro que eu recomendo para iniciantes e intermediários no caminho de empreender a vida. É um livro com muito valor para quem não leu nada ainda nesse sentido ou já leu alguns livros sobre o assunto. Principalmente se você focou muito em livros teóricos e agora não sabe o que fazer de fato.

 

Minha classificação

 

Para mim, esse livro é uma leitura obrigatória por oferecer uma perspectiva única sobre o assunto e transcender do teórico à ação de fato.

 

Livro “Trabalhe 4 Horas por Semana” de Tim Ferriss

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *