Como eu escolhi o meu curso?

 

   Bom, eu aprendi tudo que estou passando para vocês na prática. Estou indo para os Estados Unidos no final deste ano para iniciar meu mestrado na Stevens Institute of Technology. Mas como eu cheguei a essa faculdade?

   Eu conheci a Stevens durante meus estudos da engenharia Naval na UFRJ. Esta universidade abrigou um dos maiores pesquisadores da área naval, responsável por um dos papers mais importantes desta indústria.

   Além disso, eu desenvolvi um trabalho de 3 anos na faculdade com um professor que foi aluno de Stevens – se você leu as últimas postagens do blog, já percebeu uma das estratégias que eu citei aqui.

   Todos os exemplos que darei daqui para frente, entre aspas “”, serão baseados nas minhas pesquisas sobre Stevens, logo, quando fizer o seu, substitua “Stevens” pelo nome da sua faculdade e “MBA” pelo seu curso.

 

Stevens Institute of Technology, Hoboken, NJ, USA

Como funciona a admissão nos Estados Unidos

 

   Antes de tudo você deve entender como funciona todo o processo de admissão em uma faculdade no exterior. No Brasil, nós fazemos uma prova, listamos os candidatos por ordem de melhores notas e aprovamos o topo da lista, correto?

   Lá fora não é assim que funciona: a prova é apenas uma parte da sua candidatura, funciona quase que como uma entrevista de emprego. A faculdade vai avaliar sua capacidade pela prova, mas está interessada também em quem você é, se participa ativamente da sua comunidade, se preenche posição de líder… Ou seja, eles estão interessados no quadro geral e não apenas em um traço, como decorar um livro na véspera para tirar uma boa nota.

   E isso pode ser bom ou ruim, depende de como você se preparou para o processo. Como não há como ter uma ideia objetiva sobre a sua candidatura até que o processo seletivo termine, eu aconselho que você pense bem em quais faculdades vai se inscrever, fazendo uma estimativa bem pé no chão.

   A maior parte das pessoas tem um pensamento fixo em faculdades como Harvard, MIT e afins. Porém, você tem que ser muito realista sobre sua capacidade de entrar nelas, já que são muito concorridas e custam um bom dinheiro para se inscrever no processo seletivo. Portanto, tente achar pessoas que foram aprovadas e veja se o seu perfil é semelhante.

   Em geral acredito que 5 a 6 seja um bom número de faculdades para tentar, se você quer muito uma dessas “super faculdades” tente 1 ou 2, mas não deposite todas as suas esperanças nelas.

Como encontrar um curso

 

   Primeiro vamos discutir como encontrar um curso próprio para os seus desejos e, depois, como calcular a viabilidade do curso para ver se você tem condições de se manter.

   Para mim, existem 3 grandes estratégias para encontrar faculdades e cursos lá fora:

  1. Algum chefe seu ou professor é formado lá fora? Se a resposta for SIM, veja qual foi a faculdade. Esta será uma boa opção de instituição, pois poderá conseguir uma carta de recomendação poderosa e uma pessoa que você pode consultar sobre o processo e tirar dúvidas em primeira mão. Fica atento nessa.
  2. Você tem alguém que admira? Se você admira algum pesquisador, alguma personalidade em geral, pode ir atrás da formação dela. Descobrir onde se formou e em quê, pode acabar conhecendo opções novas.
  3. Listas de top na internet. Usei muito essa dica. Na verdade, pesquisava por coisas como “Top MBA United States” e ia seguindo a lista que aparecia. Avaliava cada faculdade, o perfil do curso, dos alunos, localização, preço e por aí vai. Essa pode ser uma das melhores ferramentas para se encontrar faculdades, mas atenção para tentar encontrar listas de sites ou blogs especializados. Cuidado com sites sem muita informação, que apenas irão listar faculdades famosas sem realmente conhecer os cursos. Faculdades oferecem, em geral  muitos cursos diferentes e podem ser muito influentes em campos específicos.

  Faça uma lista inicial com, por exemplo, 10 cursos desejados, para poder depois peneirar e ficar apenas com os que você teria condições reais para se bancar. Na próxima postagem vou ensinar como filtrar os cursos que você encontrou

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *